Dieta da Batata Doce: dicas para emagrecer e ajudar na malhação

Tudo que você precisa saber sobre a dieta da batata doce agora de forma prática.

Está tentando perder peso e manter uma alimentação balanceada para melhorar a malhação? A batata doce faz parte de uma das dietas mais eficazes para isso. É um alimento benéfico para o organismo por ser rico em vitaminas e mineral, e ainda ser fonte de carboidratos bons que ajudam no desenvolvimento muscular.

Ideal para ajudar a perder peso, a batata doce possui cinco vezes mais cálcio e o dobro de fibras do uma batata comum, causando um melhor funcionamento do organismo e deixando você mais saciado. Mais nutritivo que a batata comum, esse tubérculo é também um grande aliado das mulheres. Isso porque tem a capacidade de ajudar na hora de eliminar gorduras da região abdominal.

Além de ter importante papel do cardápio de quem quer emagrecer, a batata doce também é unanimidade no dia a dia de atletas e pessoas que buscam manter a forma.

Para seguir a dieta da batata doce de forma certa – sendo para emagrecer ou para melhorar a malhação, leia nossas dicas de como aproveitar os benefícios da batata doce, além de dicas de cardápio para variar e não enjoar da dieta!

Benefícios da dieta da batata doce para perder peso.

dieta da batata doce para emagrecer

Dieta da batata doce

Cada 100g de batata doce tem em média 116 calorias, 1,16g de proteínas, 30,10g de carboidratos e 0,32g de lipídios. Sua diversidade de vitaminas e minerais a tornam um excelente alimento para uma alimentação saudável e nutritiva, além de ajudar na queima de gorduras e causar sensação de saciedade.

Listamos abaixo os principais benefícios da dieta da batata doce para ajudar você a emagrecer.

 

  • Ajuda a queimar gordura: A batata doce é um carboidrato de baixo índice glicêmico, ou seja, o organismo o absorve de forma mais lenta, liberando a glicose aos poucos na corrente sanguínea. O resultado? Seu corpo irá produzir menos insulina, o hormônio responsável pelo acúmulo de gorduras localizadas – as mais indesejáveis! Assim, apesar de a batata doce ser mais calórica que a comum, seu consumo ajuda a emagrecer.
  • Inibe a fome: A dieta da batata doce também fará você sentir menos fome. Isso porque a insulina – hormônio que seu corpo irá produzir menos quando comer batata doce – também é responsável pelo aumento da fome. Por isso, o resultado é uma sensação de saciedade, que inibirá sua vontade de comer mais.
  • Melhora o funcionamento do intestino: Outro benefíco da batata doce que provoca a sensação de saciedade é a alta quantidade de fibra. Esse alimento também é rico em proteína, fósforo, potássio e cálcio. Todas essas características juntas ajudam a melhorar o funcionamento do intestino, além de controlar o colesterol ruim e diabetes.

Benefícios de fazer dieta da batata doce para malhar.

Além de uma dieta equilibrada e saudável, para perder peso e manter o corpo ideal ao longo do tempo, é importante fazer atividades físicas regularmente. A batata doce é um dos principais alimentos consumidos pelos esportistas, principalmente por ser fonte de energia na hora do exercício e ter vitaminas variadas para manter o processo em desenvolvimento.

Veja como a dieta da batata doce pode ajudar na sua rotina de malhação.

  • Fonte de energia: O baixo índice glicêmico da batata doce faz com que a energia do alimento seja liberada lentamente no corpo. Como já falamos, a chance de virar gordura é menor e a saciedade aumenta. Mas, além disso, o alimento acaba por fornecer muita energia sem provocar picos de glicose no corpo.

 

  •  Ganho de massa muscular: Muitos praticantes de malhação costumam acompanhar a dieta da batata doce com frango. Isso porque a associação nutricional dos dois alimentos ajuda no desenvolvimento da massa muscular e também evita o acúmulo de gordura.
dieta da batata doce com frango

Dieta da batata doce

 

Cardápios com batata doce.

Para a dieta da batata doce, você não precisa de um cardápio padrão. Basta incluir esse rico alimento em seu dia a dia. Mas lembre-se:

  • Não coma batata doce em excesso. Você deve incluir o alimento como parte de uma alimentação saudável, usando-o como sua principal opção de carboidrato. Comer mais de uma por dia pode fazer com que você ganhe peso em vez de emagrecer, pois a batata doce é um pouco calórica.
  • Quando for comer batata doce, não inclua nenhum outro tipo de carboidrato em seu prato. O tubérculo já fornecerá energia suficiente.
  • A batata doce deve ser cozida e não frita. Do contrário, o óleo deixará a opção pouco saudável.
  • Cozinhe o alimento com a casca, para evitar a perda dos nutrientes.
  • A batata doce não deve ser o único ingrediente de suas refeições. Para uma alimentação saudável, é preciso variar o grupo de nutrientes.

Veja também: Água com limão emagrece de verdade.

E você, já começou a praticar a dieta da batata doce?

2 Comments

  1. Sulamita pontes 20 de maio de 2015 Reply
  2. dieta para engordar 20 de junho de 2017 Reply

Escrever Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *