Café da manhã saudável: 6 dicas para aproveitar esta refeição.

Os benefícios de tomar um café da manhã saudável e na hora certa.

Você é dessas pessoas que pulam o café da manhã pensando em economizar calorias e deixar para matar a fome grande na hora do almoço? Ou então costuma estar naquela correria diária antes dos compromissos e acaba saindo de casa com o estômago vazio? Mesmo se for o caso de você não sentir tanta fome durante a manhã, pular essa refeição é um dos erros mais comuns – e graves – de quem busca um estilo de vida saudável.

Rejeitar o café da manhã tem algumas grandes desvantagens. Além da saúde, uma delas é que pode aumentar o risco de engordar! Primeiramente, os alimentos a essa hora do dia acordam o corpo após uma noite de sono, dando a energia e os nutrientes necessários para encarar o dia. Além de garantir o pique e determinar como será nosso dia, fazer uma refeição equilibrada a essa hora ajuda a eliminar gorduras e toxinas, junto com o melhor funcionamento do organismo.

Leia tambémDieta do leite: Dicas para emagrecer em poucos dias

Dieta da Batata Doce: dicas para emagrecer e ajudar na malhação

Acompanhe abaixo neste artigo quais os benefícios de tomar um café da manhã saudável e na hora certa.

como preparar um café da manhã saudável

Café da Manhã Saudável

 

Cereal matinal ajuda a enxugar medidas

Dos alimentos voltados especialmente para essa refeição, o cereal matinal é um dos mais promissores. Um estudo realizado com 4 mil norte-americanos mostrou que todos aqueles que comeram o alimento queimaram cerca de 10% mais calorias do que aqueles que comeram outras opções de comida.

O cereal matinal tem sido uma das principais “armas” para enxugar medidas. São ricos em fibras e demoram mais para serem digeridos, o que mantém o metabolismo trabalhando aceleradamente. Além disso, sua ingestão gera a sensação de saciedade, o que evita os picos de fome ao longo do dia.

O desjejum ajuda a emagrecer

Iniciar o dia de estômago vazio isso obrigará seu organismo a economizar combustível. O resultado? O gasto calórico cai e fica muito mais difícil eliminar as gorduras indesejadas. Do contrário, tomar café da manhã tem como benefícios acelerar o metabolismo, ou seja, ajuda o organismo a queimar mais calorias.

Os que ficam em jejum durante a manhã acabam por sentir mais fome ao longo do tempo, exagerando nas outras refeições e beliscando entre elas. Ou seja, é justamente uma alimentação saudável e equilibrada durante a manhã que determinará como nosso organismo irá se comportar ao longo do dia, limitando, por exemplo, nossa compulsão por alimentos ricos em açúcar e gordura.

café da manhã saudável para emagrecer

Café da Manhã Saudável

 

Pular o café da manhã saudável significa perder massa muscular

Por ser a primeira refeição do dia após um longo período de jejum durante o sono, o café da manhã tem uma importância muito grande para a alimentação como um todo e para o trabalho do seu organismo para o resto do dia.

Caso você resolva pular essa refeição, ao faltar alimento neste horário, o organismo já está com suas reservas de energia baixas neste horário (por causa do período de sono), então começará a utilizar massa muscular. Ou seja, sem um café da manhã, você perderá massa muscular diariamente, além de uma consequente flacidez por causa disso.

Segundo estudos, o fato de você não comer durante a manhã também pode aumentar o nível de cortisol, uma substância capaz de fazer a “quebra” dos músculos e estimular o ganho de gordura. Ou seja, nada bom para o seu organismo!

Comer de manhã garante mais energia e disposição

Como já falamos acima, se você decidir não comer de manhã ou se alimentar de forma não saudável, seu corpo acabará usando outras fontes de energia para realizar as atividades ao longo do dia. Devido a esse trabalho do corpo, você consequentemente poderá ficar a manhã inteira com sono e de mau humor, por exemplo.

Sensações de indisposição, cansaço, alteração do humor, raciocínio lento, fraqueza e desmaio também são associados com a falta de uma alimentação correta e saudável durante a manhã. Isso tudo porque você não terá dado combustível necessário para o seu corpo acordar e trabalhar, fazendo com que seu organismo fique desequilibrado por estar buscando outras fontes de energia.

Alimentos essenciais para um café da manhã saudável

Alimentos integrais, chás, cereais, frios, pães (com fibras e sementes), derivados do leite, café preto (sem açúcar), sucos naturais e frutas.

Não adianta compensar no almoço

É um erro comum achar que, caso você tenha pulado o café da manhã, poderá compensar isso no almoço. A ausência de comida no organismo logo cedo gera mais fome durante o dia, o que fará você comer mais nas próximas refeições.

Outro erro comum é beliscar ao longo do dia. O correto é fazer pequenos lanches e refeições saudáveis, várias vezes ao dia, porém em horários determinados. Assim, você treinará e coordenará seu corpo para agir de forma equilibrada e em conjunto com suas atividades.

Os hábitos são muito importantes para o funcionamento do organismo de forma saudável. Tomar um café da manhã saudável nada mais é do que criar o hábito certo e cultivá-lo.

E você, vai começar a tomar um café da manhã saudável?

2 Comments

  1. Davi 26 de maio de 2015 Reply
  2. marizelia oliveira silva 10 de novembro de 2015 Reply

Escrever Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *